AS INSCRIÇÕES ENCERRAM EM:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

CURSO ONLINE PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Dores Crônicas e a Psicologia

Aprenda a identificar, avaliar e intervir nos aspectos psicológicos que mais influenciam os sintomas dos seus pacientes com dores crônicas e o andamento dos seus tratamentos!
Reproduzir vídeo

Identificar

os aspectos psicológicos que influenciam as dores crônicas.

Saber

estratégias para abordar os principais aspectos psicológicos.

Compreender

com maior profundidade a inter-relação biopsicossocial.

Conhecer

e treinar técnicas de comunicação e habilidades fundamentais.

Saber atuar

de forma mais consciente a partir dos preceitos da abordagem.


Como vai funcionar?

O curso DORES CRÔNICAS E A PSICOLOGIA: um diálogo interdisciplinar, é o resultado de mais de 10 anos de estudos intensos da relação entre fatores psicossociais e a dor.
 
O conhecimento que será transmitido neste curso irá te poupar centenas de horas de estudos e atendimentos clínicos e irá te possibilitar se aproximar do conhecimento que eu tenho hoje.
 
Esta é uma oportunidade incrível para você identificar, avaliar e intervir nos aspectos psicológicos que mais influenciam os sintomas de seus pacientes com dores crônicas e o andamento dos seus tratamentos.

JOSÉ LUIZ DIAS SIQUEIRA

• Psicólogo Clínico: Singular – Centro de Controle da Dor (Campinas – SP) e InPBE – Instituto de Psicologia Baseado em Evidências (São Paulo – SP) • Mestre em ciências pelo Departamento de Psicobiologia, da Escola Paulista de Medicina/Unifesp • Coordenador do Programa Interdisciplinar de Reabilitação para Pessoas com Dor (Especialização em dor – Albert Einstein) • Secretário do Comitê de Dor e Movimento da SBED (Sociedade Brasileira de Estudo da Dor) • Professor na especialização em Medicina Comportamental do Instituto Brasileiro de Medicina Comportamental • Vivência internacional no Center for Pain Relief (University of Washington – EUA) • Certificado em “Biopsychosocial Management of Complex Patients With Pain”, pela Keele University (Inglaterra)

Para quem é esse curso?

Médicos

Uma Medicina da Dor efetiva vai muito além das medicações e intervenções. Neste curso, abordamos diversos aspectos que influenciam significativamente o andamento dos tratamentos.

Psicólogos

Dor crônica é um assunto muito pouco citado na formação dos psicólogos. No entanto, quase 50% das pessoas com depressão ou ansiedade apresentam dores constantes. Este curso procura oferecer recursos para psicólogos poderem trabalhar com essas questões.

Enfermeiros

Nenhuma profissão promove uma proximidade tão grande dos pacientes quanto a enfermagem. Neste curso, abordaremos estratégias para você aproveitar ao máximo tal proximidade para que pessoas com dor tenham uma vida com mais qualidade.

Fisioterapeutas

A fisioterapia tem se aproximado cada vez mais das questões psicossociais. O diálogo entre psicologia e fisioterapia tem um potencial imenso nas dores crônicas, porém exige atenção. É necessário conhecimento e treinamento. É isso o que ofereço neste curso.

Educadores Físicos

Atividade física é o recurso mais efetivo para dor crônica. No entanto, não é todo paciente que adere facilmente. E se manter em atividade é um grande desafio. Neste curso, você poderá aprender estratégias para trabalhar adesão e manutenção da atividade fisica para pessoas com dores crônicas.

Outros profissionais da saúde

Se você é dentista, T.O., nutricionista, farmacêutico, assistente social, biomédico ou de outra profissão nao citada aqui, saiba que este é um curso interdisciplinar. A proposta é oferecermos discussões que sejam úteis para as mais diversas áreas da saúde

Aulas com Professores Convidados

Você enquanto nosso aluno, também terá acesso a este super conteúdo:

Leonardo Ávila:

Neurociência da dor – fundamentos essenciais

Leandro Fukusawa:

Prática Baseada em Evidências e Dor: uma introdução

Rafael Alaiti

Mecanismos de Ação das Intervençōes em Dor – impacto dos processos sobre resultado de tratamento

Amelie Falconi:

Recursos de tratamento da medicina da dor

Luis Paulo Oliveira:

Dor nas Costas

Rodrigo Vasconcelos:

Sistema de subgrupos para dores na coluna

Paula Jaegger:

Dores crônicas: principais diagnósticos

Claudio Roberto de Freitas:

Desafio ao atendimento ao idoso

Karina Gramani:

Dor no idoso 

DEPOIMENTOS

O que dizem os nossos alunos?

ESTRUTURA DO CURSO

Qual o programa do curso?

Para organizar o conhecimento de uma forma mais objetiva, e facilitar a compreensão, este programa foi dividido em 10 Módulos:

AULA 1: Discussões iniciais – aspectos fundamentais

AULA 1: A dor e o mundo
AULA 2: O que é dor
AULA 3: Conceitos básicos em dor

AULA 1: Interdisciplinaridade – introdução
AULA 2: Clínicas multidisciplinares
AULA 3: Multi, inter, trans: classificações
AULA 4: Programas Interdisciplinares

AULA 1: Origens da Psicologia
AULA 2: As diferentes abordagens psicológicas
AULA 3: Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)

AULA 1: Viés cognitivo
AULA 2: Papel dos aspectos psicológicos na dor
AULA 3: Yellow flags
AULA 4: Avaliação psicológica
AULA 5: Avaliação psicológica antes de procedimento intervencionista

AULA 1: Nossas origens emocionais
AULA 2: Emoções – conceitos básicos
AULA 3: Como desenvolvemos problemas emocionais
AULA 4: Emoção e dor
AULA 5: Depressão e dor
AULA 6: Ansiedade e dor
AULA 7: Intevenção: validação e regulação
AULA 8: Aceitação

AULA 1: Anseio por coerência
AULA 2: Cognição – conceitos básicos
AULA 3: Quando os pensamentos não ajudam
AULA 4: Cognição e dor
AULA 5: Intervenção – reestruturação cognitiva
AULA 6: Intervenção – desfusão

AULA 1: Orientação
AULA 2: Atenção – conceitos básicos
AULA 3: Atenção – patologia
AULA 4: Atenção e dor
AULA 5: Intervenção – momento presente
AULA 6: Intervenção – Mindfulness

AULA 1: O Self
AULA 2: Personalidade – conceitos básicos
AULA 3: A história que contamos sobre quem somos
AULA 4: Dor e personalidade
AULA 5: Intervenção – Personalidade

AULA 1: O que nos move?
AULA 2: Motivação – conceitos básicos
AULA 3: O que nos desmotiva
AULA 4: Motivação e dor
AULA 5: Intervenção – SDT
AULA 6: Intervenção – Valores

AULA 1: Anseio por competência
AULA 2: Comportamento – conceitos básicos
AULA 3: Como desviamos
AULA 4: Dor e comportamento
AULA 5: Intervenção – Ação com compromisso

Quais os bônus do curso?

BÔNUS 1 | COMUNICAÇÃO

Vamos discutir estratégias básicas de comunicação que podem ser empregadas por profissionais de saúde no dia a dia de sua prática.

BÔNUS 2 | LIVES GRAVADAS

Todas as Lives que eu realizei serão disponibilizadas em sua área de aluno. E todas as lives que forem realizadas durante o seu período como aluno(a), também ficarão disponíveis.

BÔNUS 3 | COMUNIDADE

Talvez o bônus que mais irá agregar valor a toda nossa experiência juntos. Neste espaço exclusivo para nossos alunos, você poderá promover diálogos entre profissionais das mais diferentes áreas. 

BÔNUS 4 | 06 ENCONTROS

Serão 06 encontros de 2 horas em que a gente vai poder discutir os assuntos que são trazidos em cada aula, os alunos poderão trazer dúvidas. Além de podermos praticar através de exercícios diferentes para a gente colocar a mão na massa.

Investimento:

no cartão de crédito

ou 997

à vista no cartão de crédito, pix ou boleto

Ao entrar para o nosso programa e ter acesso ao seu conteúdo, se, em até 14 dias, você identificar que não seja para você, ou que não seja exatamente o que você buscava, basta me mandar um e-mail ou uma mensagem e eu devolvo o seu dinheiro.

O que outros profissionais de saúde dizem sobre o Zé

Perguntas Frequentes

Para quem é o Dores Crônicas e a Psicologia?

O programa Dores Crônicas e a Psicologia é voltado para médicos, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, educadores físicos, nutricionistas, dentistas e profissionais de saúde em geral que queiram aprender a identificar, avaliar e abordar de forma efetiva os aspectos psicológicos que influenciam os sintomas e o andamento do tratamento de pessoas com dores crônicas
 
Eu vou ter suporte para dúvidas?
Sim. O grande diferencial da proposta deste programa é a proximidade comigo. Meu propósito é justamente contribuir, de forma próxima, com o desenvolvimento das suas habilidades em identificar, avaliar e intervir nos aspectos psicológicos que mais influenciam os sintomas dos seus pacientes com dores crônicas e o andamento dos seus tratamentos!

Eu vou conseguir aprender e praticar tudo?

Todo o conteúdo do curso foi desenvolvido para abordar os temas complexos com uma linguagem que faça sentido para profissionais das mais diversas áreas e também com estratégias práticas explicadas de uma maneira que fiquem claras as possibilidades de intervenção e também resguardando os limites de cada profissão
 
 
Porque eu preciso aprender suas técnicas?
Aspectos psicológicos influenciam significativamente a saúde das pessoas em geral. Quando se trata de dores crônicas, a inter-relação entre físico e psicológico se dá de uma maneira ainda mais complexa e intensa. Olhar para estes aspectos e saber como abordar esse tema é um passo muito importante na formação de qualquer profissional de saúde que deseje atuar nesta área. No entanto, como o assunto é complexo, é fundamental contar com uma orientação de um profissional que tenha experiência clínica e acadêmica, além de uma itensa dedicação em se aperfeiçoar cada vez mais no conhecimento na área e na busca por maneiras claras, objetivas e efetivas de compartilhar esse conhecimento com profissionais das mais diversas áreas.

© 2021, Zé Siqueira. All Rights Reserved.

Para qualquer esclarecimento ou dúvidas, por favor, envie um email para [email protected]